Desde que cheguei em Los Angeles, sonho em voltar ao México. Sinto falta do calor, do ambiente tropical e, acima de tudo, de estar na água todos os dias. Mas depois de passar 5 meses no México, uma das perguntas mais frequentes é como viajar sozinha. É seguro? E se você não falar o idioma?

Vou explicar tudo para você neste post.

Parti para o México em 4 de dezembro de 2020 com a intenção de ficar fora por 1,5 a 2 meses. Mas meus planos mudaram rapidamente quando vi como era realmente a vida no México em comparação com outro inverno canadense.

Depois de uma viagem de 1 mês pelo México com amigos, decidi me estabelecer em Playa del Carmen (PDC). Escolhi o PDC principalmente porque estava fazendo um curso de mergulho livre e a escola ficava lá. Mas me apaixonei por Playa e resolvi ficar lá por mais 4 meses.

A primeira coisa que fiz antes de chegar em Playa del Carmen foi procurar no Pinterest as melhores áreas para morar em Playa del Carmen como uma viajante solitária. E descobri que não havia muitos posts com informações úteis. É exatamente por isso que eu queria escrever esta postagem no blog, para dar a vocês o máximo de informações úteis possíveis ao planejar sua viagem ao México ou a qualquer destino solo.

O México é seguro para mulheres que viajam sozinhas?

A resposta curta é SIM, o México é seguro para mulheres que viajam sozinhas. Tenha em mente que a segurança é um sentimento, não um facto, o que significa que a segurança nunca pode ser garantida, em qualquer parte do mundo. Mas, na minha experiência pessoal, nunca me senti em perigo ou inseguro ao explorar o México.

É impossível classificar um país inteiro em uma caixa de sim ou não. Posso sentar aqui e dizer que o Canadá é seguro, mas isso não quer dizer que algo possa acontecer andando por um beco depois de beber demais. O resultado final é que viajar sozinho depende muito de confiar em seu instinto e usar a inteligência das ruas. Sou bastante amigável e confiante, mas também sou muito atento, principalmente quando estou sozinho.

O México não é diferente. Eu nunca recomendaria que você viajasse para qualquer área conhecida pela violência de gangues ou atividades de cartéis, mas algo que muitos viajantes não sabem é que Tulum é a área mais visitada do México e é totalmente controlada pelo cartel. Eu sei que parece assustador, mas é a realidade da qual ninguém fala. As empresas pagam mensalmente ao cartel pela proteção e o cartel controla as estradas em Tulum. Não é algo que deva impedi-lo de viajar para Tulum, mas é algo que você deve estar ciente à medida que mais e mais turistas visitam.

Mesmo com isso em mente, com base em minhas experiências pessoais visitando Tulum ao longo dos anos, eu ainda diria que o México é seguro e o recomendaria como um destino para mulheres que viajam sozinhas.

México na mídia

Uma coisa a ter em mente é como a mídia exagera tudo. Na maior parte, o México é seguro, mas é claro que qualquer coisa que envolva turistas traz notícias muito mais interessantes do que o 30 milhões de americanos e 2 milhões de canadenses que visitam o México com segurança cada ano. Infelizmente, a violência vende.

Pesquisei quais lugares são seguros para Canadenses viajando para o México e isto é o que o governo canadense disse:

Embora viajar para o estado de Jalisco não seja recomendado, a Península de Yucatán (Cancún, Cozumel e Riviera Maya) não foi significativamente afetada neste momento e ainda é considerada adequada para viagens pelo governo do Canadá.

Então procurei a mesma coisa para o EUAaqui está o que o governo dos EUA diz aos seus cidadãos:

Nível 4: NÃO VIAJE. Os viajantes devem evitar todas as viagens ao México. Não viaje para o México devido ao COVID-19. Tenha maior cautela no México devido ao crime e ao sequestro. Algumas áreas aumentaram o risco.

É seguro dirigir no México?

Pessoalmente, passei um mês viajando por vários estados do México e outras viagens de garotas estranhas nunca tiveram um único problema. No entanto, tive amigos que foram parados ou seus carros revistados. Sorte do sorteio, eu acho. Concedido na viagem, éramos 3 no carro, 1 cara com 2 meninas e 1 pessoa que falava espanhol fluentemente. Ter alguém que pudesse se comunicar com os moradores locais ajudou muito a dirigir por pedágios, cidades menores ou fronteiras estaduais e fez com que parecesse um morador local com 2 amigos visitando.

Como regra geral, dirigir no México é considerado seguro, porém, o óbvio é: você ainda está dirigindo em um país estrangeiro. Dado isso, você deve reservar um tempo para se familiarizar com as leis de trânsito do México ou pedir aconselhamento ao agente da sua locadora de veículos.

Dicas de segurança no México para mulheres que viajam sozinhas

  • Esteja sempre atento ao seu entorno. Quando estou viajando sozinho percebo que estou muito mais consciente do que quando estou acompanhado. Sou muito observador da área em que estou, quantas pessoas estão ao meu redor, se a área está bem iluminada. Gosto de fazer anotações mentais dos lugares ao longo do caminho para começar a me familiarizar.
  • Use um GPS – Não sou daquelas pessoas que tem uma boa bússola mental, então sempre uso o GSP para saber exatamente onde estou. Se você não tiver serviço, conecte seu destino antes de sair do wifi e o mapa continuará funcionando.
  • Fique de olho em suas bebidas – Isso não é específico do México, mas sim uma dica de viagem feminina, não importa onde você esteja no mundo.
  • Nunca compartilhe que você está viajando sozinho – Uma mentira inocente nunca fez mal a ninguém, especialmente se for numa situação que irá mantê-lo seguro – “Meu amigo está fazendo compras na boutique ao lado”, “Meu namorado acabou de estacionar o carro”. Qualquer coisa que explique por que você está sozinho naquele momento. A única exceção a esta regra seria se você estivesse hospedado em um albergue. Quando eu estava fazendo as malas sozinho, passei 1 dia sozinho em meses porque você sempre conhece pessoas que pensam como você e que podem estar viajando da mesma maneira que você. Então sempre consegui me abrir mais lá.
  • Nunca confie demais! Conhecer novas pessoas é uma das minhas partes favoritas de viajar sozinho, mas você deve ter cuidado ao distribuir muitas informações pessoais livremente. E nunca vá a lugar nenhum sozinho com alguém que acabou de conhecer. A exceção novamente é conhecer e viajar com pessoas do seu albergue.
  • Faça sua pesquisa – Não planejo totalmente minhas viagens, mas gosto de mapear como você vai do aeroporto até sua acomodação. Certifique-se de que seu hotel, albergue ou Airbnb esteja em uma boa localização antes de fazer a reserva. Meus três principais itens não negociáveis ​​ao reservar acomodação, especialmente quando viajo sozinho, são segurança, localização e limpeza.
  • Não carregue TODO o seu dinheiro e cartões de crédito com você de uma vez. Leve apenas o que você precisa para o dia e deixe o resto guardado em segurança no seu quarto de hotel. Gosto de dividir entre minhas diversas bagagens, assim se alguém me roubar, pode não encontrar todos os meus esconderijos. Além disso, nunca ande com seu passaporte, sempre carrego uma fotocópia dele e deixo a física no cofre do meu quarto.
  • Evite usar roupas e joias chamativas – Nas cidades mexicanas menores, você vai querer pular os shorts e optar por calças ou um vestido mais modesto. No entanto, se você estiver visitando cidades litorâneas mexicanas, como Tulum, Cancún, Sayulita, por exemplo, essas regras de código de vestimenta não se aplicarão. Evite usar diamantes grandes ou joias que atraiam atenção desnecessária para você.
  • Ajuda saber um pouco de espanhol. Saber um pouco de espanhol irá ajudá-lo a se sentir mais confortável e confiante enquanto viaja pelo México. Mas se você não sabe muito, não se preocupe – eu também não. Baixe um aplicativo de tradução. Você pode digitar em inglês e ele digitará em espanhol para que você possa se comunicar adequadamente com os habitantes locais.