Uma das coisas que notei depois de morar em Quintana Roo por 7 meses é que quase me tornei um agente de viagens para vocês. Todos os dias meus DMs são preenchidos com perguntas sobre como planejar o itinerário perfeito, onde ficar, principais recomendações e se Tulum é seguro.
Se você está planejando uma viagem, comece lendo meu Guia de viagem de Tulum. Este é um guia de viagem completo de Tulum com tudo o que você precisa saber ao planejar uma viagem aos destinos mexicanos mais populares.
E porque você realmente não veio para Tulum a menos que tenha fotos para provar isso, não deixe de conferir minha postagem no blog Lugares mais instagramáveis em Tulum. Adicione minha lista dos melhores cenotes em e perto de Tulum para participar de algumas aventuras épicas enquanto estiver aqui!
Uma das perguntas mais comuns que recebo é ‘onde devo ficar em Tulum?’ E isso realmente depende do que você procura e de quanto tempo planeja ficar. Depois de morar em cada uma dessas áreas, tenho uma boa compreensão do que cada uma pode oferecer. Nesta postagem do blog, tentarei explicar isso para você.

A melhor área para ficar em Tulum
Existem duas partes distintas de Tulum: Tulum Pueblo e Tulum Playa, separadas por uma longa estrada através da selva. Para ser sincero, nunca tinha ouvido falar dele como Playa vs Pueblo, então vou dividi-lo nos 4 principais municípios de Tulum.
Mas primeiro, deixe-me dar uma pequena ideia do layout de Tulum. Tulum tem 2 estradas principais que atravessam a cidade. Av. Coba é uma das principais estradas que ligam a praia ao principal cruzamento da cidade. Se virar à esquerda neste cruzamento (afastando-se da praia) da Av. Coba na 307, você passará pela faixa mais populosa do centro de Tulum.
Av. Kukulkan é outra estrada popular entre os habitantes locais, localizada ao sul de Coba. Esta estrada é um atalho do Centro direto para a praia da zona hoteleira, e você vai parar bem em frente ao Amansala Hotel. Esta estrada foi pavimentada recentemente e agora é um sonho de percorrer!
Agora vamos mergulhar em cada área e no que elas têm a oferecer.

Estrada da Praia Tulum
Zona Hoteleira de Tulum
A Zona Hoteleira é provavelmente exatamente o que você pensa quando vê fotos de pessoas na praia ou festejando em Tulum. A zona hoteleira é como a Strip de Las Vegas ou South Beach Miami. É animado, enérgico e não dorme. O cheiro de copal enche as ruas com clubes de bougie tocando música e restaurantes vistosos ao longo da estrada de terra.

A vantagem de reservar uma estadia na zona hoteleira é que você estará a poucos passos da praia, com ótimos restaurantes, festas dançantes e inúmeras boutiques. Alguns dos lugares mais fotogênicos que você vê inundando seu feed de notícias do IG estão localizados na zona hoteleira.
Este é o coração de Tulum. A desvantagem é que isso terá um preço. Os hotéis na praia são muito caros e o wifi nesta área nem sempre é confiável. Muitas vezes você se encontrará em uma zona morta em algum lugar ao longo da praia.
Eu também teria em mente a época do ano que você planeja visitar. Novembro a março seriam épocas ideais para visitar e ficar na praia. No entanto, de abril a setembro você pode planejar um calor extremo e que a praia fique coberta de algas marinhas. Nesse caso, se você deseja estar na zona hoteleira, eu consideraria algo do lado da selva, como RadHoo.
Os táxis na zona hoteleira também tentarão cobrar caro demais. É aqui que se você souber um pouco de espanhol isso realmente ajudará. Qualquer coisa para tentar provar que você não é turista, mesmo que seja.
Para você ter uma ideia, se você estiver hospedado no Centro, chegar à praia custará cerca de 400 pesos (US$ 20), mas assim que o sol se põe os preços sobem. Portanto, espere pagar entre 600 e 800 pesos para retornar, dependendo de suas habilidades de pechincha.
Alguns dos meus hotéis favoritos na zona hoteleira são:
RadHoo, La Valise, Panamera

Praia Pública de Tulum (Playa Paraiso)
Em vez de virar à direita para chegar à zona hoteleira, se virar à esquerda na rotunda, chega-se à Praia Pública. Um lado mais tranquilo da praia, onde vão principalmente os moradores locais e não há pedido mínimo para entrar. Esta área também é a mais próxima das Ruínas de Tulum no mapa.

Embora existam propriedades mais acessíveis, não há tanta vida noturna neste lado da praia. No entanto, existem alguns novos restaurantes e clubes de praia que abriram no ano passado, incluindo Gitano Beach e Mezzanine. A desvantagem é que você ainda terá que pegar um táxi/dirigir para chegar à zona hoteleira ou ao Centro, onde provavelmente desejará sair, comer e fazer compras.
Na verdade, nunca fiquei em um hotel deste lado da praia, então não posso dar recomendações específicas. Mas aqui estão alguns lugares legais onde gosto de sair.
Alguns dos meus hotéis favoritos na zona hoteleira são:
Encaracolado, Poc Na, Mezanino, Cinqo Tulum (se você quiser uma experiência única de glamping)

A diferença é a carga
Depois da zona hoteleira, Aldea Zama é a área mais próxima da praia. Localizada perto da estrada Coba e embutida na selva, Aldea Zama é um empreendimento novo e parece o mais americanizado. É como um pequeno subúrbio com estradas de paralelepípedos e rotatórias que parecem todas iguais, é extremamente confuso.
Aqui você pode encontrar muitas propriedades Airbnb recém-desenvolvidas e muitos projetos de desenvolvimento futuros. As pessoas que ficam em Aldea Zama são principalmente locatários de curto prazo por alguns motivos, mas você também pode encontrar vagas de longo prazo disponíveis. Por um lado, está mais próximo de como é a vida na América do Norte, por isso não parece um grande choque cultural para os visitantes e muitas das propriedades nesta área são condomínios fechados.

Por isso os táxis vão cobrar mais só para entrar na Aldea Zama, mesmo que o seu lugar seja na hora, porque eles sabem que isso significa que há turistas morando lá.
Por se tratar de uma área em ascensão, há grande probabilidade de construção durante o dia. Portanto, se você está procurando se mudar como um nômade digital e está procurando um espaço tranquilo para trabalhar/receber chamadas, na maioria das vezes você vai querer procurar fora desta área.
Algumas das minhas propriedades favoritas do Airbnb aqui são Trinity, Tribuu, BeachPlease (uma empresa de aluguel por temporada de luxo, fiquei em 5 de suas vilas e adorei cada uma).


Centro de Tulum
Tulum Centro é completamente diferente da área de praia e tem um toque visivelmente mais local. O centro da cidade está repleto de barracas de taco autênticas, lojas de souvenirs de propriedade local e tem uma vibração geral mais econômica. Se você está procurando algo mais acessível com um pouco da cultura mexicana, este é um ótimo local. No Centro você encontrará uma mistura de hotéis boutique, Airbnb e hostels.
É aqui que você perceberá que Tulum pode ser muito mais inclusivo do que você pensa. Você pode fazer bougie extra em Tulum ou dentro do orçamento.
Como você está bem no coração da cidade, você pode esperar que as ruas fiquem movimentadas até tarde da noite e não tão silenciosas quanto Aldea Zama ou La Valeta. Mas você está bem no centro de toda a ação, com bares animados, música ao vivo e restaurantes baratos.
Os táxis para circular pela cidade terão preços muito justos (50-150 pesos), dependendo de onde você está indo e provavelmente um pouco mais para chegar à praia.
Alguns dos meus hotéis favoritos na zona hoteleira são Esmerelda, Downtown Tulum, Hotel Bardo
Valeta
La Valeta é a minha favorita, pois é a mais autêntica, com vários pequenos cafés e restaurantes situados ao longo da estrada de terra não pavimentada. Parece Canggu em Bali, embora seja uma pequena comunidade repleta de ótimos restaurantes. E eles estão construindo muito! Portanto, em apenas alguns anos, provavelmente será completamente diferente.
Como a maioria das pessoas que ficam em La Valeta são expatriados que vivem há muito tempo no México, imediatamente os preços dos táxis são os mais justos. No entanto, a maioria das pessoas que ficam aqui alugam uma scooter ou uma bicicleta porque você também é o mais distante da praia. Para chegar à praia, um táxi custará cerca de 400-450 pesos (cerca de US$ 20), mas você pode alugar uma scooter por 24 horas pelo mesmo preço.
Algumas das minhas propriedades favoritas em La Valeta são: Maia, Central Park


Concluindo, Tulum pode ser para todos, basta primeiro decidir qual é o seu orçamento e o que você mais valoriza. Você valoriza acordar à beira-mar? Você valoriza a vida noturna? Você valoriza a cultura?
Espero que este post ajude você a entender melhor o layout da cidade e a tomar a melhor decisão possível na hora de decidir onde ficar em Tulum!
Como sempre, se você tiver mais dúvidas, deixe-as nos comentários abaixo!
xx Lisa
GOSTOU DESSE POST? PIN PARA MAIS TARDE E COMPARTILHE COM OUTROS!

